Obama receberá papa para transmitir “admiração” dos EUA

  • Por Agencia EFE
  • 22/09/2015 21h38

Washington, 22 set (EFE).- A Casa Branca informou nesta terça-feira que o presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, e sua esposa, Michelle, querem transmitir ao papa Francisco “o respeito e a admiração” de todo o país e por isso irão recebê-lo na Base Aérea de Andrews.

Esse gesto incomum de receber pessoalmente um líder estrangeiro em sua chegada ao país é “um símbolo do respeito e admiração” não apenas da família Obama, como “de todo o país”, explicou em sua entrevista coletiva diária o porta-voz da Casa Branca, Josh Earnest.

“Não sou católico, mas me incluo na categoria de pessoas sinceramente inspiradas por ele”, disse Earnest sobre o papa e o sentimento que, de acordo com ele, é compartilhado por milhões de americanos.

Depois de passar por Cuba, o pontífice irá aterrissar em Washington para a segunda etapa de sua viagem.

Amanhã de manhã, Francisco participará de uma cerimônia oficial nos jardins da Casa Branca, na qual são aguardadas 15 mil pessoas. O Vaticano não gostou de o governo ter convidado para a cerimônia de boas-vindas ativistas transexuais, o primeiro bispo episcopal abertamente gay do país, Gene Robinson, e uma freira que lidera um grupo favorável ao aborto e a eutanásia.

Depois do evento, está agendada uma reunião particular com Obama no Salão Oval.

“Com todo o respeito. O papa é uma figura única”, comentou Earnest ao ressaltar a importância da visita papal com relação aos demais líderes estrangeiros que são convidados à Casa Branca.

O porta-voz voltou a dizer hoje que o objetivo da reunião não é “promover” uma agenda política, mas sim abordar “valores comuns” que ambos compartilham. De acordo com Earnest, Obama participará desse encontro com “a mente muito aberta”, disposto a conversar com “respeito” e “dialogar honestamente”.

Nessa passagem pelos Estados Unidos, que terminará no domingo, o papa também visitará Nova York e Filadélfia. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.