Obama se mostra cético sobre cumprimento de cessar-fogo na Ucrânia

  • Por Agencia EFE
  • 05/09/2014 14h28

Newport (R. Unido), 5 set (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, expressou nesta sexta-feira seu ceticismo sobre o cumprimento do acordo de cessar-fogo estipulado entre a Ucrânia e os separatistas pró-Rússia.

“Estou esperançoso, mas também cético devido às experiências passadas sobre acordos de cessar-fogo que depois não se cumpriram”, disse Obama em entrevista coletiva concedida após a cúpula da Otan realizada em Newport, no País de Gales.

O presidente americano reiterou que “Rússia violou a integridade territorial da Ucrânia” e afirmou que “é preciso comprovar se o acordo será cumprido”.

Obama ressaltou que os 28 países reunidos na cúpula aliada demostraram seu apoio à Ucrânia e a “sua soberania, independência, integridade territorial e defesa própria”, ao mesmo tempo em que ofereceram apoio logístico para Kiev.

Isto incluirá material militar não letal, como coletes a prova de balar, gasolina e apoio médico para as tropas ucranianas feridas nos combates, assim como ajuda para modernizar as forças armadas ucranianas.

Obama advertiu que “Rússia deve deter as violações à soberania da Ucrânia e sua integridade territorial”, e advertiu a Moscou que “as ações têm consequências”.

Neste sentido, afirmou que os Estados Unidos e Europa estão “finalizando medidas para aprofundar e estender sanções no setor financeiro, energético e de defesa” contra a Rússia.

O presidente da Ucrânia, Petro Poroshenko, e os separatistas pró-Rússia, ordenaram hoje um cessar-fogo no leste do país em virtude do acordo alcançado pouco antes em Minsk (Belarus). EFE

emm-elv/dk

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.