Obama telefona para o sultão de Omã para discutir acordo nuclear com o Irã
Washington, 6 abr (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, telefonou nesta segunda-feira para o sultão de Omã, Qabus bin Said, para discutir as negociações do Grupo 5+1 (EUA, Rússia, China, França, Reino Unido, mais Alemanha) com o Irã sobre o programa nuclear do país.
“O presidente lembrou que os próximos meses servirão para debater os detalhes técnicos de uma solução duradoura e completa, que garanta a natureza pacífica do programa nuclear iraniano”, informou a Casa Branca em comunicado.
Além disso, o presidente americano ressaltou seu compromisso de diálogo com Omã e outros aliados na região sobre “as atividades desestabilizadoras do Irã”.
Obama aproveitou a conversa para convidar pessoalmente o sultão de Omã para uma visita a Camp David, a residência presidencial de campo, junto aos líderes dos outros cinco países que integram o Conselho de Cooperação do Golfo: Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Catar e Bahrein.
O encontro tem como objetivo “fortalecer a cooperação em termos de segurança e resolver os múltiplos conflitos que causaram miséria e instabilidade no Oriente Médio”, explicou o presidente americano no dia 2 de abril, quando foi divulgado o acordo sobre o programa nuclear iraniano. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.