Obama vota antecipadamente para eleições legislativas de 4 de novembro

  • Por Agencia EFE
  • 20/10/2014 16h17

Washington, 20 out (EFE).- O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, votou antecipadamente nesta segunda-feira em Chicago para as eleições legislativas de 4 de novembro, nas quais o Partido Democrata tentará manter o controle do Senado.

Obama está em Chicago para participar hoje em um ato de arrecadação de fundos para os democratas e, de surpresa, foi votar no centro comunitário Martin Luther King Jr., próximo à casa onde viveu até ser eleito presidente em 2008.

O presidente já votou de forma antecipada em 2012 nesse mesmo centro comunitário de Chicago para as eleições nas quais tentava obter um segundo mandato.

Nessa ocasião, Obama se tornou o primeiro presidente americano a exercer seu direito ao voto antecipadamente.

Hoje, em breves declarações aos jornalistas que estavam com ele no momento da votação, o presidente ressaltou que “o cargo mais importante em uma democracia” é o de ser “cidadão”.

No pleito do próximo dia 4 de novembro, os democratas jogarão todas as suas cartas, uma vez que é muito improvável que recuperem a Câmara dos Representantes, em poder dos republicanos, e ainda podem perder a maioria que têm agora no Senado.

Devido a sua baixa popularidade e às críticas recebidas pela gestão da chegada do vírus do ebola aos EUA e pela tardia campanha militar contra o grupo jihadista Estado Islâmico no Iraque e na Síria, Obama evitou aparecer em atos públicos de campanha com candidatos democratas.

Após cancelar na semana passada várias viagens de campanha para coordenar com seu gabinete a resposta ao ebola, Obama participou ontem em um ato em Maryland em apoio ao candidato democrata a governador desse estado, Anthony Brown.

Depois viajou para Chicago para assistir a um ato de respaldo ao governador de Illinois, o democrata Pat Quinn, que tentará ser reeleito em 4 de novembro. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.