OMS mobiliza fundos para reabilitação de vítimas de terremoto no Nepal

  • Por Agencia Brasil
  • 02/05/2015 13h10
EFE Índia enviou 460 soldados ao Nepal para colaborar nas tarefas de ajuda às vítimas no país vizinho

A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou neste sábado (2) que, dos 14 mil feridos após o terremoto que atingiu o Nepal na semana passada, aproximadamente 4,7 mil vão precisar de tratamento de reabilitação. Desses, 12% sofreram algum tipo de dano na coluna.

De acordo com o coordenador de Operações no Centro de Trauma Bir, Ganesh Gurung, o país não tem recursos humanos ou instalações médicas para atender as necessidades dos que sofreram lesões na coluna.

“A prioridade número um agora é a reabilitação de casos de danos na coluna. Profissionais e recursos médicos relacionados a esse tipo de tratamento são extremamente importantes porque não temos esse tipo de recurso aqui”, explicou.

A OMS informou que coordena, junto ao Ministério da Saúde no Nepal, uma ação que prevê o envio de equipes médicas para áreas em que o acesso é limitado ou em que as estruturas hospitalares foram destruídas pelo terremoto.

“A agência de saúde das Nações Unidas está convocando todas as agências de voluntários e parceiros em ações de emergência a transformarem em prioridade as necessidades das pessoas afetadas pelo tremor”, informou.

O coordenador das ações de Socorro da OMS no Nepal, Damodar Adhikari, destacou que o tratamento e o cuidado corretos para com os feridos é essencial para prevenir futuros casos de deficiência. Ele lembrou ainda que, se essas pessoas não forem corretamente tratadas, os danos na coluna podem levar à paralisia.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.