Ônibus transferem 10 mil indianos do Nepal à Índia

  • Por Agencia EFE
  • 30/04/2015 12h53

Nova Délhi, 30 abr (EFE).- Cerca de 10 mil cidadãos indianos saíram do Nepal pelas estradas depois que as autoridades da Índia enviaram mais de cem de ônibus para retirá-los após o terremoto que atingiu ao país do Himalaia, segundo informou nesta quinta-feira uma fonte oficial.

Os transferidos foram levados nas últimas horas aos estados indianos de Uttar Pradesh, Bihar e Uttarakhand, no norte do país e na fronteira com o Nepal, informou a embaixada da Índia em Katmandu através da conta oficial no Twitter.

O Ministerio das Relações Exteriores indiano anunciou na quarta-feira o envio de 110 ônibus da empresa de transporte por estrada do estado de Uttar Pradesh até a capital nepalesa.

Após o terremoto de 7,8 graus na escala Richter que abalou o Nepal no sábado, a Índia estabeleceu campos de atendimento em regiões de fronteira para atender os que saem do país por estrada, além de enviar ajuda e equipes de resgate.

A última apuração oficial de vítimas do terremoto elevou o número de mortos a 5.844 e o de feridos a 11.538 no Nepal.

Esse foi o terremoto de maior magnitude no país em 80 anos e o pior na região em uma década desde que outro tremor deixou mais de 84 mil mortos na Caxemira, em 2005. EFE