ONU diz que mentalidade de Guerra Fria desacelerou desarmamento nuclear

  • Por Agencia EFE
  • 27/04/2015 14h36

Nações Unidas, 27 abr (EFE).- A ONU alertou nesta segunda-feira para a desaceleração nos últimos anos do processo de desarmamento nuclear no mundo e disse que está ocorrendo um “perigoso retorno de mentalidades da Guerra Fria”.

A advertência foi feita pelo subsecretário-geral da organização, Jan Eliasson, na abertura da Conferência de Revisão do Tratado de Não-Proliferação (TNP), onde discursou em nome do secretário-geral, Ban Ki-moon.

Segundo a ONU, frente aos grandes passos para um mundo sem armas nucleares dados entre 1990 e 2010, nos últimos cinco anos “este processo parece ter se detido”.

“Em lugar de avanços para novos acordos de redução de armas, temos acusações de violações desestabilizadoras dos já existentes”, denunciou Eliasson, que criticou os “programas caros de modernização que viabilizam as armas nucleares para as próximas décadas”.

A ONU lamentou que “em lugar de propostas para acelerar o desarmamento nuclear, houve um perigoso retorno para mentalidades da Guerra Fria”.

“Este retrocesso é uma regressão para nosso mundo. Convoco os líderes a abandonarem as posturas políticas de curta duração para adotarem em seu lugar uma visão audaz e global que responda às demandas da humanidade”, disse Eliasson.

Segundo a ONU, o perigo das armas atômicas continua sendo real e os problemas de proliferação persistem, por exemplo, no caso da Coreia do Norte.

Do lado positivo, Eliasson destacou que o acordo preliminar entre as potências internacionais e o Irã demonstra que estes desafios “podem ser tratados através da diplomacia”.

O subsecretário-geral da ONU ressaltou que um pacto final com Teerã “ajudaria a reduzir grandes preocupações de segurança regionais”.

A Conferência de Revisão do Tratado de Não-Proliferação (TNP), a primeira deste tipo desde 2010, continuará até o dia 22 de maio com o objetivo de reforçar os acordos internacionais para livrar o mundo das armas atômicas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.