ONU mantém apoio à unidade palestina “sob a liderança de Abbas”

  • Por Agencia EFE
  • 24/04/2014 15h38

Nações Unidas, 24 abr (EFE).- A ONU manteve seu apoio à unidade palestina sob a liderança do presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, e sobre a base dos compromissos da Organização para a Libertação da Palestina (OLP), segundo disse nesta quinta-feira um porta-voz do secretário-geral, Ban Ki-moon.

O acordo de reconciliação palestina entre Fatah e Hamas (organização que não reconhece o Estado de Israel), fez com que o governo israelense anunciasse hoje o fim das conversas de paz que mantinha com a Autoridade Nacional Palestina.

O enviado do secretário-geral para o Oriente Médio, Robert Serry, se reunirá nesta quinta com Mahmoud Abbas para fazer “sua avaliação da situação”, disse o porta-voz, Farhan Haq, durante entrevista coletiva .

Em todo caso, a ONU “continua apoiando a unidade palestina sobre a base dos compromissos da OLP e sob a liderança do presidente Abbas”, afirmou Haq.

O governo israelense decidiu suspender de forma imediata as negociações de paz com os palestinos por causa do anúncio na quarta-feira de um novo acordo de união nacional entre as facções rivais palestinas Fatah e Hamas, grupo considerado terrorista por Israel, Estados Unidos e a União Europeia.

Apesar do impasse, a ONU “continuará trabalhando com todas as partes para que as negociações encontrem uma solução aos dois Estados”, acrescentou o porta-voz. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.