ONU pede mais helicópteros e meios para transportar capacetes azuis

  • Por Agencia EFE
  • 26/09/2014 14h58

Nações Unidas, 26 set (EFE).- O secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), Ban Ki-moon, reivindicou nesta sexta-feira aos Estados-membros mais capacidades para as missões de manutenção da paz da organização, entre elas, helicópteros e outras unidades que permitam o deslocamento rápido dos capacetes azuis.

“Sem um apoio amplo e concreto dos Estados-membros, as missões de paz não podem desdobrar-se rapidamente, operar com segurança e com agilidade, ou proteger civis em grandes espaços e terrenos difíceis”, disse Ban na abertura de uma reunião de alto nível à margem da Assembleia Geral da ONU.

O diplomata coreano destacou várias áreas nas quais existem atualmente grandes necessidades e, entre elas, abordou a falta de transporte que permita responder rapidamente a crise. Ele também considerou ser fundamental dotar de “maior mobilidade” os capacetes azuis, para os quais pediu mais helicópteros às nações contribuintes.

O secretário-geral informou que é necessário melhorar o apoio médico, a proteção contra explosivos, à preparação contra o crime organizado e a coordenação com as organizações regionais. Ban lembrou que, com cerca de 130 mil, a ONU tem desdobrados hoje mais capacetes azuis do que nunca.

Segundo Ban, esses homens enfrentam “riscos crescentes” e se transformam, inclusive, em alvos de ataques, como no Mali e nas Colinas de Golã. Ele defendeu a necessidade de revisar a forma na qual são conduzidas as operações de manutenção da paz para adaptá-las a essas mudanças. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.