ONU reparte comida para 250 mil pessoas no Nepal

  • Por Agencia EFE
  • 03/05/2015 14h13

O Programa Mundial de Alimentos (PMA) das Nações Unidas conseguiu distribuir comida para mais de 250 mil pessoas no Nepal, mas advertiu neste domingo que além de alimentos, uma das maiores necessidades é cobertura para milhares de desabrigados do terremoto antes que cheguem as chuvas da monção.

“A aproximação da época da monção significa que o tempo está se esgotando. Devemos operar eficientemente para ajudar as pessoas que perderam tudo”, disse a diretora do Programa, Ertharin Cousin, em comunicado após visitar zonas afetadas.

“Podemos ver que a comida não é a única necessidade agora. O povo também necessita de refúgio imediato. Por isso estamos apoiando nossos parceiros para levar também artigos de cobertura onde podemos”, afirmou a diretora ao término de sua visita de três dias ao país asiático.

Este organismo das Nações Unidas distribuiu alimentos a mais de 250 mil pessoas nos distritos de Dhading, Gorkha, Nuwakot, Rasuwa e Sindhupalchok, umas das zonas mais afetadas pelo terremoto no Nepal, onde calcula-se que cerca de 1,4 milhão de pessoas necessitarão de ajuda alimentícia durante os próximo três meses.

O PMA estima que são necessários US$ 116,5 milhões para garantir esta ajuda, mais outros US$ 34 milhões para logística e telecomunicações.

O primeiro-ministro nepalês, Sushil Koirala, avisou hoje que a crise em seu país após o terremoto pode piorar consideravelmente se os desabrigados não receberem a ajuda que necessitam antes da chegada das chuvas da monção, que são esperadas para junho.

De acordo com as últimas números oficiais, o terremoto deixou mais de 7,2 mil mortos e 14,2 mil feridos, um número parcial que será provavelmente maior uma vez que as equipes de resgate cheguem aos lugares mais afastados nos distritos mais castigados.

O terremoto de 7,8 graus de 25 de abril foi o de maior magnitude no Nepal em 80 anos e o pior na região em uma década desde que em 2005 outro terremoto deixou mais de 84 mil mortos na Caxemira. 

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.