Operação das forças de segurança afegãs mata 50 talibãs
Cabul, 5 mai (EFE).- Pelo menos 50 talibãs morreram e outros 36 ficaram feridos em uma operação conjunta da polícia com o exército e os serviços secretos afegãos no leste do Afeganistão, informou nesta segunda-feira o Ministério do Interior do país.
A operação armada “para limpar algumas áreas de terroristas e inimigos da paz e a estabilidade” aconteceu no distrito de Gelan, na província de Ghazni, segundo um comunicado do Ministério afegão.
A ofensiva se desenvolveu durante os últimos quatro dias, esclareceu à Efe uma fonte do gabinete do Interior, que não quis ser identificada.
Durante a mesma foi confiscado tanto “armamento leve como pesado” e “a segurança foi restituída no distrito”, acrescentou a nota.
As operações das forças de segurança afegãs foram em aumento desde que as tropas da Otan destacadas no Afeganistão iniciaram em 2011 o processo de retirada do país e transferem gradualmente suas competências ao exército e à polícia afegãos.
A retirada terminará em dezembro, se os prazos previstos forem cumpridos, mas a comunidade internacional avalia manter alguma presença militar em solo afegão para além desse prazo. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.