Oposição trabalhista recupera o poder em Antígua e Barbuda

  • Por Agencia EFE
  • 13/06/2014 05h12

San Juan, 13 jun (EFE).- O Partido Trabalhista de Antígua e Barbuda (ABLP, sigla em inglês) venceu as eleições da ex-colônia britânica e recuperou o poder que havia perdido nas duas últimas legislaturas, após ter controlado o governo durante quase três décadas.

O primeiro-ministro em fim de mandato, Baldwin Spencer, reconheceu nesta sexta-feira a derrota de sua legenda, o Partido Progressista de Antígua (UPP), em mensagem dirigida à nação logo após a meia-noite local.

Segundo os dados divulgados pela Comissão Eleitoral, com 24.642 votos apurados (51,64%), o ABLP chega aos 55,58% e garantiu pelo menos 11 das 17 cadeiras da Câmara dos Representantes, enquanto o UPP tem 41,58%.

O pleito ocorreu com normalidade, sem incidentes de destaque, e decidirá quem será o novo chefe do Executivo, provavelmente Gaston Browne, e também os 17 membros da Câmara dos Representantes.

O governo eleito nessas eleições terá que enfrentar uma economia com sinais de estagnação em um país com uma superfície que não chega aos 500 quilômetros quadrados, constituído por 37 ilhas situadas entre o mar do Caribe e o Oceano Atlântico, com uma população de cerca de 90 mil habitantes e renda per capita de US$ 15 mil.

Antígua e Barbuda é uma democracia parlamentar dentro da Comunidade Britânica de Nações e tem como chefe de Estado a rainha Elizabeth II, que exerce seu mandato através de um governador, que atualmente é Louise Lake-Tack, a primeira mulher na história a ocupar esse cargo. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.