Opositores planejam mais protestos contra golpe militar na Tailândia

  • Por Agencia EFE
  • 25/05/2014 00h34

Bangcoc, 25 mai (EFE).- Os opositores ao golpe do Estado na Tailândia planejam neste domingo novos protestos contra a junta militar em Bangcoc, em desafio à proibição de assembleias e à presença de soldados armados nas ruas.

Os ativistas farão uma concentração pacífica no distrito de Ratchaprasong, onde se concentram vários shoppings, hotéis e lojas de luxo na capital, para exigir que lhes devolvam a democracia, informou à Agência Efe um dos organizadores.

Ontem, centenas de opositores ao regime militar formado após o levante da quinta-feira passada marcharam no Monumento da Vitória em Bangcoc, onde assobiaram e fizeram vários soldados retroceder.

Os militares, armados com fuzis de assalto, detiveram dois manifestantes, mas um foi libertado pela multidão em uma resistência e outro foi posto em liberdade no mesmo dia, no meio de gritos de júbilo e insultos aos soldados.

Em uma operação no nordeste o país, o Exército deteve 20 ativistas dos chamados “camisas vermelhas”, seguidores do governo deposto, dos quais confiscou armas e acusou de planejar atentados terroristas.

A Tailândia sofre uma profunda crise política desde o golpe de Estado de 2006 contra Thaksin Shinawatra, que vive no exílio para evitar uma condenação de dois anos de prisão por corrupção. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.