OSCE relata perda de contato com equipe de observadores em Donetsk

  • Por Agencia EFE
  • 27/05/2014 10h54
  • BlueSky

Viena, 27 mai (EFE).- A Organização para a Segurança e Cooperação na Europa (OSCE) informou nesta terça-feira que sua missão especial na Ucrânia perdeu contato com uma de suas equipes nos arredores de Donetsk, no leste do país.

“A equipe estava em uma patrulha de rotina no leste de Donetsk no momento em que perdeu o contato. Não conseguimos restabelecer o contato até agora”, assinalou a OSCE em comunicado. A organização não tem contato com os quatro especialistas da equipe desde às 18h locais (12h de Brasília) de ontem.

Nos últimos dias, nos arredores de Donetsk, intensos confrontos militares entre o Exército ucraniano e as milícias pró-russas foram registrados na região, que experimenta uma escalada da violência desde ontem.

A missão especial de observação da OSCE na Ucrânia, no terreno desde o último mês de março, conta atualmente com cerca de 280 pessoas, incluindo 200 observadores civis de 41 países.

O número de observadores pode chegar até 500, de acordo com o mandato da missão, adotado por consenso entre os 57 países ligados à OSCE. Essa não é a primeira vez que a organização perde contato com um grupo de observadores na Ucrânia.

No final de abril, sete inspetores militares europeus, com um mandato da organização, foram retidos durante uma semana por milícias pró-russas em Slaviansk, cidade situada a cerca de 100 quilômetros ao norte de Donetsk, antes de serem libertados. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.