Otan diz que Rússia enviou novas tropas para fronteira da Ucrânia

  • Por Agencia EFE
  • 19/06/2014 12h18
  • BlueSky

Londres, 19 jun (EFE).- O secretário-geral da Otan, Anders Fogh Rasmussen, afirmou nesta quinta-feira que a Rússia enviou novas tropas para a fronteira com a Ucrânia.

“Posso confirmar que estamos observando um novo aumento das forças militares russas. Milhares de soldados foram desdobrados na fronteira com a Ucrânia”, disse Rasmussen durante uma visita a Londres, na qual deverá se reunir com o primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron.

O responsável pela Aliança Atlântica qualificou de “lamentável passo atrás” os movimentos da Rússia, e argumentou que a comunidade internacional deve “responder com firmeza” se a Rússia decidir “ampliar sua intervenção”.

Em discurso na Chatham House, o Real Instituto de Relações Internacionais de Londres, Rasmussen ressaltou que estão sendo realizadas manobras militares russas “nas cercanias da Ucrânia”.

“Se (as tropas) tivessem sido enviadas para proteger a fronteira e deter o fluxo de armas e combatentes, seria um passo positivo. Mas isso não é o que estamos observando”, afirmou o secretário-geral da Otan.

Rasmussen afirmou ainda que Moscou “parece querer conservar a opção de ampliar sua intervenção” na crise ucraniana, algo que “implicaria em sanções mais duras e que teriam um impacto negativo para a Rússia”. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.