Países vizinhos condenam onda de xenofobia na África do Sul

  • Por Agencia EFE
  • 29/04/2015 17h13

Harare, 29 abr (EFE).- A onda de ataques xenófobos que deixou sete mortos e milhares de desabrigados na África do Sul fez o país se condenado pelos vizinhos nesta quarta-feira, durante encontro regional realizado no Zimbábue.

O prsidente da nação anfitriã, Robert Mugabe, defendeu que seja evitada a emigração em massa para o território sul-africano, evitando assim futuros ataques a cidadãos estrangeiros.

“Nossa gente não deve ter a intenção de partir para a África do Sul. Sugiro que nós, vizinhos, façamos o possível para evitar que mais gente se vá e tentar que os que estão lá voltem para casa”, disse Mugabe, que é presidente da Comunidade para o Desenvolvimento da África Meridional (SADC, na sigla em inglês).

O mandatário do Zimbábue, de 91 anos, que está no poder desde 1980, já houve conversa com o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, sobre a explosão da xenofobia no país.

Durante a cúpula, que é dedicada a debater a industrialização na região, Zuma garantiu que seu governo está tomando medidas para promover a tolerância com os estrangeiros e identificar e monitorar os responsáveis pelos ataques.

Nas últimas semanas, cerca de 1000 zimbabuanos foram repatridos pelo governo de Mugabe. Eles viviam nas cidades de Durban e Johanesburgo, focos principais dos ataques xenófobos.

Cidadãos de Moçambique e Malauí também foram auxiliados a deixar a África do Sul. Outros alvos de ataques foram cidadãos de República Democrática do Congo, Somália e Etiópia.

As ondas xenófobas são um fenômeno que atinge, principalmente as zonas mais pobres, de maioria negra, da África do Sul, em que as taxas de desempregos são mais altas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.