Palestinos pedirão adesão a mais 500 tratados internacionais

  • Por Agencia EFE
  • 12/06/2014 12h30

Jerusalém, 12 jun (EFE).- A Autoridade Nacional Palestina (ANP) prepara a adesão a 500 tratados e convenções internacionais como parte de sua estratégia diplomática de reconhecimento do Estado da Palestina na comunidade das nações.

Fontes diplomáticas palestinas confirmaram à agência de notícias local “Maan” que um comitê formado com este objetivo se reunirá entre os dias 25 e 27 de junho com o objetivo de formalizar as cartas de adesão. Os líderes do processão são o ministro das Relações Exteriores, Riad al-Maliki, e o chefe negociador palestino, Saeb Erekat.

“Todos os dias é criado algum tratado internacional novo, como o Tratado sobre o Comércio de Armas, e é necessário os palestinos aderirem a eles com uma carta do presidente (Mahmoud) Abbas para Secretaria-Geral da ONU”, explicou a fonte.

A Palestina foi reconhecido em novembro de 2012 como Estado observador não membro pela Assembleia Geral da ONU, reconhecimento equiparável ao do Vaticano.

Em março, durante o colapso do último e fracassado processo de paz com os palestinos, a ANP apresentou sua adesão a quinze tratados e organismos internacionais, como a IV Convenção de Genebra, decisão que Israel criticou e classificou de unilateral.

Na terça-feira, a Palestina votou pela primeira vez como Estado membro na eleição do Comitê de Direitos para as Pessoas com Necessidades Espaciais, que integra a Convenção da ONU para Pessoas com Necessidades Especiais.

Da mesma forma, está previsto que no final deste mês participe como Estado membro na Conferência Internacional sobre os Direitos da Mulher. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.