Papa Francisco e Putin conversam sobre situação na Ucrânia e no Oriente Médio

  • Por Agencia EFE
  • 10/06/2015 16h26

Cidade do Vaticano, 10 jun (EFE).- O papa Francisco e o presidente da Rússia, Vladimir Putin, tiveram um encontro privado nesta quarta-feira no Vaticano no qual abordaram o conflito na Ucrânia e a situação no Oriente Médio, segundo informou a Santa Sé.

Na conversa, de 50 minutos de duração e que se desenvolveu em “um clima cordial”, o pontífice afirmou em relação à Ucrânia que “é necessário comprometer-se em um sincero e grande esforço para conseguir a paz”.

Já sobre o Oriente Médio, concretamente Síria e Iraque, Francisco e Putin destacaram “a urgência de perseguir a paz com o compromisso concreto da comunidade internacional”.

Putin, que chegou ao Vaticano com mais de uma hora de atraso, foi recebido pelo papa com um “bem-vindo” em alemão. Após a audiência privada, aconteceu a tradicional entrega de presentes.

Putin presenteou o pontífice com um quadro e lhe disse “esta é a igreja de São Salvador que foi destruída na época soviética e depois reconstruída”.

Por sua vez, o papa lhe entregou um medalhão de Guido Veroi que representa o anjo da paz e explicou que “este é um medalhão feito por um artista do século passado. É o anjo da paz que vence todas as guerras e fala de solidariedade entre os povos”.

Também lhe entregou um exemplar de sua exortação apostólica “Evangelii gaudium” (“A alegria no Evangelho”) de 2013.

“Isto está em associação com a alegria do Evangelho, que tem muitas reflexões religiosas, humanas, geopolíticas e sociais”, comentou Francisco.

Por fim, o líder russo afirmou ao papa que “foi um grande prazer e uma honra visitá-lo” e se despediu com um “até logo”. EFE

lsc/rsd

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.