Papa nomeia Derek Byrne bispo da diocese de Primavera do Leste-Paranatinga

  • Por Agencia EFE
  • 25/06/2014 10h57

Cidade do Vaticano, 25 jun (EFE).- O papa Francisco criou a diocese de Primavera do Leste-Paranatinga, no Brasil, e nomeou primeiro bispo da mesma o irlandês Derek John Christopher Byrne, de 66 anos, informou nesta quarta-feira o Vaticano.

A criação da diocese de Primavera do Leste-Paranatinga é resultado da reestruturação que o papa aplicou sobre a província eclesiástica de Cuiabá, uma das mais extensas do país.

Esta modificação supôs a supressão da diocese de Guiratinga, cujo território foi dividido entre a nova diocese de Primavera de Leste-Paranatinga e as já existentes de Rondonópolis e Barra do Garças.

Além disso, a diocese de Rondonópolis incorpora a seu nome o da extinta Guiratinga e passa a ser denominada Rondonópolis-Guiratinga.

O novo bispo da recém criada diocese de Primavera do Leste-Paranatinga, Byrne, era até agora bispo da extinta circunscrição eclesiástica de Guiratinga.

Byrne nasceu em Dublin (Irlanda), foi ordenado sacerdote em 9 de junho de 1973 e realizou os estudos filosóficos e teológicos na Irlanda.

Durante seu Ministério como sacerdote cobriu as seguintes incumbências: vigário paroquial (1974-1976) e pároco na paróquia Nossa Senhora do MontSerrat (1977-1980), em Cotia, diocese brasileira de Osasco.

Continuou como decano do Vicariato São Roque, na diocese de Osasco (1977-1980); membro do “Promotion Team” em Cliffside Park, em Nova Jersey, Estados Unidos (1980-1982); superior da “Society House”, em Nova Jersey (1982-1990) e superior provincial nos Estados Unidos (1987-1990).

Byrne também exerceu função como membro do Conselho Geral em Kiltegan, Irlanda (1990-2002); pároco da paróquia Santo Antonio, em Castanheira, na diocese brasileira de Juína (2004-2008) e membro do Colégio de Consultores da diocese de Juína (2004-2008).

Em 24 de dezembro de 2008 foi nomeado bispo de Guiratinga.

Após as mudanças anunciados hoje, a circunscrição eclesiástica de Rondonópolis-Guiratinga aglutina, segundo dados do Vaticano, 13 municípios e 255 mil católicos: Alto Araguaia, Alto Garças, Alto Taquari, Dom Aquino, Guiratinga, Itiquira, Jaciara, Juscimeira, Pedra Preta, Rondonópolis, São José do Povo, São Pedro da Cipa e Tesouro.

A diocese de Barra do Garças compreende desde agora 13 municípios e 124 mil católicos: Água Boa, Araguaiana, Araguainha, Barra do Garças, Canarana, Cocalinho, General Carneiro, Nova Nazaré, Nova Xavantina, Pontal do Araguaia, Ponte Branca, Ribeirãozinho e Torixoréu.

Por fim, Primavera do Leste-Paranatinga está conformada por 12 municípios que somam 127,5 mil católicos: Campinápolis, Campo Verde, Chapada dos Guimarães, Gaúcha do Norte, Jarudoré, Nova Brasilândia, Novo São Joaquim, Paranatinga, Planalto da Serra, Poxoréu, Primavera do Leste e Santo Antônio do Leste.EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.