Papa nomeia novo Ordinário Militar para o Brasil

  • Por Agencia EFE
  • 06/08/2014 11h22

Cidade do Vaticano, 6 ago (EFE).- O papa Francisco nomeou Fernando José Monteiro Guimarães como novo bispo Ordinário Militar do Brasil, em substituição de Osvino José Both, que renunciou por conta de sua idade, comunicou nesta quarta-feira o escritório de imprensa do Vaticano.

Guimarães era até agora bispo da diocese brasileira de Garanhuns.

O novo bispo ordinário militar do Brasil nasceu em 19 de julho de 1946 em Recife e foi ordenado sacerdote em 15 de agosto de 1971.

Entre outros cargos, foi colaborador da Secretária de Estado e posteriormente da Congregação para os bispos (1980-1983); secretário-executivo da Comissão da Doutrina da Fé para a arquidiocese de São Sebastião do Rio de Janeiro (1984-1985); Professor de Teologia Moral no Instituto Teológico de São Sebastião do Rio de Janeiro e na Escola Teológica dos Beneditinos do Rio de Janeiro.

Entre outros cargos foi Chefe da Congregação para o Clero, membro da Comissão especial para as causas de declaração de nulidade da Sagrada ordenação, consultor da Congregação para as Causas dos Santos, entre outros.

Em 12 de março, Guimarães foi eleito bispo de Garanhuns e neste cargo foi membro da Comissão episcopal para implementar o acordo entre a Santa Sé e Brasil e assessor da congregação para a causa dos santos. EFE