Papa recebe presidente Michelle Bachelet no Vaticano

  • Por Agencia EFE
  • 05/06/2015 09h26

Cidade do Vaticano, 5 jun (EFE).- O papa Francisco conversou nesta sexta-feira durante 47 minutos com a presidente do Chile, Michelle Bachelet, durante uma audiência privada que ambos mantiveram no Vaticano.

O encontro se desenvolveu na Biblioteca do pontífice em um ambiente cordial e amável.

Segundo o Vaticano, na reunião entre ambos foram constatadas “as boas relações bilaterais existentes” com a perspectiva de que “possam ser mais reforçadas no marco dos instrumentos previstos no direito internacional”.

Na conversa, os dois falaram da “salvaguarda do direito à vida, à educação e à paz social” e, “nesse contexto, conversaram sobre o papel e a contribuição positiva das instituições católicas na sociedade chilena”.

E isso “especialmente na promoção humana (e) na formação e na assistência aos mais necessitados”, acrescenta a nota.

Além disso, segundo a Santa Sé, no encontro entre o papa e Bachelet “não faltou uma panorâmica sobre a situação na América Latina, com especial atenção a alguns desafios que afetam o continente”.

A presidente chegou ao Vaticano acompanhada de uma delegação composta por 12 pessoas e foi saudada pelo papa, que lhe expressou sua satisfação por recebê-la.

“Estou encantado de que esteja aqui”, disse o papa, segundo os meios de comunicação credenciados perante a Santa Sé que assistiram ao encontro.

Vestida de preto com sapatos de salto baixo, Bachelet conversou primeiro e, privado com o pontífice.

Posteriormente, já em público, procederam à habitual troca de presentes.

Bachelet presenteou Francisco com um rosário de lápis-lazúli e prata, e também com um livro intitulado “Igrejas do fim do mundo” sobre igrejas chilenas.

Francisco entregou um exemplar em castelhano de sua exortação apostólica “Evangelii Gaudium” e um medalhão de bronze.

Depois, Bachelet foi recebida pelo secretário de Estado Vaticano, Pietro Parolin, e pelo monsenhor Paul Gallagher, secretário vaticano de Relações com os Estados. EFE

lsc/ff

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.