Paquistão anuncia retomada de regiões tribais do oeste

  • Por Agencia EFE
  • 03/06/2015 08h05

Islamabad, 3 jun (EFE).- As autoridades paquistanesas afirmaram que recuperaram o controle de 90% da região tribal do Waziristão do Norte, na fronteira com o Afeganistão e que há um ano passou a sofrer uma ofensiva com apoio aéreo, e afirmaram que os refugiados já podem retornar a suas casas.

“Limpamos 90% da área do Waziristão Norte de insurgentes, agora os deslocados podem voltar a suas casas”, disse à Agência Efe uma fonte dos organismos de segurança paquistaneses que pediu o anonimato.

A fonte informou que a operação Zarb e Azb (Afiado e cortante) iniciada há um ano contra os insurgentes nessa zona “está marchando bem”.

O primeiro-ministro do Paquistão, Nawaz Sharif, afirmou na terça-feira que membros do exército e milhares de civis perderam a vida na “guerra contra o terror”.

“Mas agora os terroristas abandonaram as Áreas Tribais Administradas Federalmente e seus esconderijos e santuários foram destruídos”, declarou o chefe de governo paquistanês após uma reunião sobre segurança.

A operação militar foi iniciada em junho no Waziristão com operações aéreas acompanhadas posteriormente da intervenção terrestre, que repetiram os bombardeios sistemáticos de diferentes zonas da região e causando um saldo oficial superior a mil mortes. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.