Para brasileiros, escola não é elemento importante na formação de cidadania
O brasileiro não reconhece a escola como elemento importante na formação de cidadania, aponta pesquisa feita pela CPM Research. O sistema de educação básica aparece em penúltimo lugar na avaliação da contribuição das instituições para formação e disseminação de valores cívicos.
Uma das responsáveis pelo levantamento, Oriana Monarca White, destacou que a escola se afastou da instrução de cidadania à criança. Em entrevista ao repórter Paulo Pontes, a pesquisadora da CPM Research revelou que outras instituições também perderam prestígio.
*Ouça os detalhes no áudio
A professora Maria Stela Graziani disse que matérias, como Educação Moral e Cívica, que existia na década de 70, fazem falta no currículo escolar. Para a educadora da PUC de São Paulo, foi até surpreendente ver o povo brasileiro cantando o Hino Nacional na Copa do Mundo.
Maria afirmou ainda que atualmente os professores não conseguem mais analisar o comportamento das crianças. De acordo com a docente, a falta de respeito impera e a família se distanciou da escola, quebrando um elo de extrema importância.
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.