Para evitar atentados, Alemanha sobe nível de alerta para viajantes

  • Por Agencia EFE
  • 26/09/2014 14h17

Berlim, 25 set (EFE).- O governo da Alemanha aumentou nesta sexta-feira o nível das advertências aos viajantes com destino a países árabes, africanos ou asiáticos devido ao “alto risco” de atentados por parte do Estado Islâmico (EI) e grupos em sintonia com os jihadistas.

Fontes do Ministério alemão de Relações Exteriores informaram sobre as mudanças feitas nos alertas aos cidadãos que se encontram nos países citados, onde é considerado um crescente risco de sequestro pelo EI ou por outras organizações.

No que diz respeito à Alemanha, o Ministério do Interior especificou que existe uma situação de “alto risco abstrato” de atentado, embora não haja indícios concretos de preparativos de incidentes desse tipo no país.

Segundo uma representante, o perigo pode “se concretizar em um ataque de qualquer tipo e em qualquer lugar”, sem que se disponha de informações precisas sobre a existência dessa trama ou de seus autores.

A fonte também confirmou que o serviço secreto alemão tem ciência que cerca de 450 militantes ou simpatizantes do Estado Islâmico abandonaram a Alemanha para se unirem à luta.

Investigações apontam que aproximadamente a metade dos emigrantes tem passaporte alemão, enquanto o resto apenas residia no país. Calcula-se que 120 deles podem ter retornado à Alemanha após passarem por treinamento nesses países.

O Ministério alemão do Interior estuda diferentes fórmulas para registrar os passaportes e carteiras de identidade de indivíduos classificados como jihadistas ou simpatizantes do EI. O objetivo é facilitar a identificação das pessoas que saírem da Alemanha ou de outros países europeus rumo ao Iraque ou à Síria. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.