Parlamento do Iraque aprova novos ministros de Defesa e Interior
Bagdá, 18 out (EFE).- O parlamento do Iraque aprovou neste sábado os nomes dos ministros designados pelo chefe de governo, Haidar al Abadi, para ocupar as pastas de Defesa e Interior, mais de um mês depois da constituição do Executivo.
Segundo a televisão oficial “Al-Iraquiya”, foi eleito para a pasta da Defesa Khaled al Obeidi, e para a de Interior, Mohammed al Qaban. As nomeações foram atrasadas por causa da falta de consenso entre os diferentes grupos políticos.
Qaban, que pertence à xiita Aliança Nacional Iraquiana, obteve 197 votos a favor entre os 261 deputados presentes na sessão; e Al Obeidi, da sunita União de Forças Iraquianas, 173.
Os deputados também aprovaram o curdo Ruz Nouri Shauis para o cargo de vice-primeiro-ministro, e os candidatos propostos para outros ministérios como Turismo e Finanças, que estavam vagos desde a formação do governo, em 8 de setembro.
Hoshiyar Zebari, que já ocupa o cargo de vice-primeiro-ministro, foi eleito titular de Finanças; e Adel al Shershab, de Turismo.
À frente do ministério de Migrações, Yasser Mohammed; de Assuntos da Mulher, Bayan Nouri; e de Cultura, Friad Raunduzi.
Em 19 de setembro o parlamento adiou indefinidamente a nomeação dos ministros de Interior e de Defesa do novo governo, três dias após rejeitar os dois primeiros candidatos propostos por Abadi.
As pastas já estivavam rodeadas de controvérsia no mandato anterior, de Nouri al-Maliki, que não chegou a designar ministros para ocupar esses cargos por falta de consenso.EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.