Partido Trabalhista conquista 65 cadeiras após apuração em 152 distritos

  • Por Agencia EFE
  • 14/05/2015 03h47
  • BlueSky

Londres, 8 mai (EFE).- O Partido Trabalhista de Ed Miliband soma 65 cadeiras frente a 37 do Partido Conservador de David Cameron após a conclusão da apuração, na madrugada desta sexta-feira, em 152 dos 650 distritos eleitorais que estão em jogo nas eleições no Reino Unido.

Com isso, os trabalhistas lideram por enquanto a apuração com 33,7% dos votos, enquanto os conservadores estão na segunda posição com 25,5%. No entanto, a principal pesquisa de boca de urna dá a maioria para o Partido Conservador, com 316 cadeiras, quase a maioria absoluta.

Com a apuração já finalizada nesses 152 distritos, o Partido Liberal-Democrata de Nick Clegg obtêm duas cadeiras com 5,7% dos votos, enquanto o Partido Nacionalista Escocês (SNP) soma 33 e está a caminho de se tornar a terceira força política do país com 13,1%.

O Plaid Cymru, partido nacionalista do País de Gales, já obteve três cadeiras, enquanto o Partido Democrático Unionista (DUP) da Irlanda do Norte soma sete, frente a um único assento do Partido Unionista do Ulster (UUP).

O republicano Sinn Féin, de Gerry Adams, já obteve duas cadeiras na Irlanda do Norte. No entanto, os integrantes do partido não costumam tomar posse para não terem que prestar juramento à rainha Elizabeth II.

Devido ao lento sistema de apuração, os resultados das eleições realizadas nesta quinta-feira só deverão ser conhecidos em sua totalidade após o meio-dia desta sexta-feira.

Segundo uma pesquisa de boca de urna encomendada por vários meios de comunicação britânicos, o Partido Conservador seria o vencedor do pleito com 316 deputados, a apenas dez da maioria absoluta de 326, seguido pelo Partido Trabalhista com 239 cadeiras, nove a menos que na atual legislatura. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.