Pedidos de asilo em 2015 na Alemanha pode bater recorde e passar dos 600 mil

  • Por Agencia EFE
  • 13/08/2015 10h17

Berlim, 13 ago (EFE).- O governo alemão elevou a previsão de novos pedidos de asilo que espera que cheguem ao país em 2015 para 600 mil, 255 a mais do que o previsto há apenas alguns meses.

O ministro do Interior, Thomas de Maizière, disse nesta quinta-feira durante uma visita a um centro de abrigo de refugiados em Brandemburgo, no leste do país, que seu departamento consolidará as novas estimativas nas próximas semanas.

Seu colega da Baviera, Joachim Herrmann, antecipou que esse número rondará as 600 mil solicitações, uma notável alta em relação ao último cálculo, de 450 mil, divulgado pelo departamento federal de Migração e Refugiados.

A Alemanha recebeu ano passado 200 mil pedidos de asilo, o que já acionou os alarmes entre os poderes locais e os “Länder”, que reivindicam mais recursos para enfrentar a questão.

Junto dos sucessivos números recorde de solicitantes, disparou o de ataques e incêndios provocados contra centros de refugiados, em construção ou habitados.

Neste ano houve ao redor de 200 ataques contra albergues de amparo de peticionários na Alemanha, número que já ultrapassa os registrados em todo 2014.

A essa situação se somaram as tensões internas em alguns centros, que estão acima de sua capacidade de abrigo, enquanto se improvisam em todo o país acampamentos em velhos quartéis, hangares de aeroportos, hospitais e instalações esportivas. EFE

gc/cd

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.