Pentágono diz que ataques contra terroristas na Síria “são apenas o começo”

  • Por Agencia EFE
  • 24/09/2014 00h23

Washington, 23 set (EFE).- O Departamento de Defesa dos Estados Unidos disse nesta terça-feira que os ataques contra os terroristas do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) e da Al Qaeda na Síria são “apenas o começo” de uma campanha de bombardeios.

Segundo o governo americano, os ataques já realizados foram aparentemente “bem-sucedidos e com o mínimo de efeitos colaterais”.

Em entrevista coletiva em Washington, o porta-voz do Pentágono, o contra-almirante John Kirby, disse que os ataques de ontem à noite com caças, bombardeiros e mísseis guiados na Síria “são só o começo” de uma campanha, principalmente centrada em acabar com as fortificações dos jihadistas sunitas do EI.

O diretor de operações do Estado-Maior Conjunto dos EUA, William Mayville, explicou que os ataques se concentraram em dois alvos: acabar com uma célula da Al Qaeda, o grupo Khorasan, localizada perto de Aleppo, e atingir instalações do EI na Síria.

“As bombardeios de ontem são o começo de uma campanha persistente, sustentada e crível para degradar e destruir o Estado Islâmico”, explicou Mayville.

Com relação ao grupo Khorasan, Mayville assegurou que a organização não tinha nenhum interesse estratégico na guerra civil síria e só estava utilizando a falta de controle no país para planejar ataques contra o Ocidente.

“Acreditamos que estavam perto da fase de execução de um atentado na Europa ou em nosso país”, explicou Mayville.

O militar também mostrou fotos das instalações dos jihadistas do EI atacadas na Síria e afirmou que os bombardeios “foram contidos, bem-sucedidos e com o mínimo de efeitos colaterais”.

“Desconhecemos se há vítimas civis, obviamente evitar essas baixas é de alta prioridade”, argumentou.

Os ataques contra o EI contaram com a participação de cinco países árabes: Bahrein, Arábia Saudita, Jordânia, Catar e Emirados Árabes Unidos. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.