Pernilongos irritam no calor; vejas medidas para amenizar problema

  • Por Jovem Pan
  • 26/01/2015 13h26
DIVULGAÇÃO Pernilongos incomodam moradores da região das marginais

Calor excessivo em São Paulo faz com que paulistanos convivam com outro problema além da temperatura: a proliferação de pernilongos.

A reclamação parte, principalmente, de moradores cujas residências ficam próximas a córregos e rios.

Entretato, para o toxicologista do Hospital das Clínicas, Anthony Wong, a região das casas não é o principal fator para o aparecimento do inseto.

Segundo ele, o que mais favorece a procriação de pernilongos é o acúmulo de lixo somado à água parada. (Ouça a explicação no áudio acima)

O médico lembra que os reservatórios de vasos com plantas, onde os insetos conseguem procriar, precisam sempre de atenção.

Esses cuidados em casa podem ser eficientes, principalmente, se também forem utilizados outros métodos para impedir a entrada dos pernilongos.

Entre as medidas listadas pelo pediatra Paulo Taufi Maluf Junior estão a colocação de telas nas janelas e o uso de repelentes.

Em entrevista à repórter Cris Santos, o médico deu, também, exemplos de métodos caseiros para evitar a infestação de pernilongos. Limpar as janelas com vinagre, ou usar elementos como óleo de citronela e o cravo-da-índia podem ajudar.

Para os mais convencionais, o especialista recomenda o uso de aparelhos de tomada para repelir os insetos.

O médico ressalta, no entanto, que o aparelho não pode ficar muito próximo à cama das pessoas, principalmente se forem crianças.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.