Peru emite alerta de tsunami após forte terremoto no Chile

  • Por Agencia EFE
  • 16/09/2015 22h21

Lima, 16 set (EFE).- O serviço de Hidrografia da Marinha de Guerra do Peru emitiu nesta quarta-feira um alerta de tsunami para o litoral do país após o terremoto de magnitude 8,3 graus registrado no Chile, informou o diretor do órgão, Rodolfo Sablich.

“Nós seguimos monitorando a possibilidade de que as ondas cheguem ao porto de Ilo às 20h03 (22h03 em Brasília)”, explicou Sablich à emissora “RPP Notícias”.

O diretor de Hidrografia disse que a Marinha de Guerra vai acompanhar a movimentação do mar. Depois de passar por Ilo, a 1.225 quilômetros ao sul de Lima, e a grande onda deve chegar ao porto de Callao, próximo à capital, Lima, por volta das 20h54 locais (22h54 em Brasília).

“Já comunicamos todos os portos do país para tomar as precauções correspondentes”, indicou Sablich.

O especialista explicou que a Marinha está monitorando a altura da onda e seu deslocamento desde o sul, na fronteira com o Chile, rumo à costa norte do Peru, no limite com o Equador.

O Centro de Alerta de Tsunamis do Pacífico dos Estados Unidos (PTWC, na sigla em inglês) emitiu hoje um aviso de tsunami por ondas de mais três metros no Chile devido ao sismo de magnitude 8,3 graus na escala Richter.

Além disso, alertou que ondas de até um metrô poderiam atingir o litoral do Equador e do Peru. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.