Peshmergas recuperam controle de duas localidades curdas

  • Por Agencia EFE
  • 10/08/2014 16h21

Bagdá, 10 ago (EFE).- As tropas curdas (peshmergas) recuperaram o controle efetivo sobre as localidades estratégicas de Gwer e Majmur, nos limites da região do Curdistão iraquiano, informaram fontes oficiais curdas.

A aviação americana tinha bombardeado previamente durante dois dias posições do grupo jihadista Estado Islâmico (EI) em Gwer e Majmur, localizadaS ao sul da capital curda Erbil, na estrada para a cidade petrolífera de Kirkuk, disseram as fontes ao site curdo Rudaw.

O vice-ministro dos Peshmergas, Anwar Haji Osman, confirmou a tomada de Gwer e anunciou uma ampla ofensiva por parte de suas tropas.

Dirigentes militares curdos afirmaram que em todas as frentes da província de Ninawa os jihadistas estão recuando, enquanto em Kirkuk e no norte da província de Diyala o número de combatentes está diminuindo.

Apesar de tudo, na frente de Yalaula, em Diyala, estão ocorrendo violentos enfrentamentos entre as forças curdas e os jihadistas, nos quais pelo menos 25 milicianos extremistas teriam morrido.

Os peshmergas mantêm desde ontem uma ofensiva militar, com ajuda da aviação iraquiana e americana, para recuperar os territórios ocupados pelo Estado Islâmico nas cercanias da cidade de Mossul, segundo informou à Agência Efe o general curdo Abdel-Rahman Kurini.

Os Estados Unidos iniciaram na sexta-feira seus ataques “seletivos” contra posições do EI com duas rodadas de bombardeios e deixou aberta a possibilidade de ataques adicionais para proteger o país da “ameaça” dos jihadistas. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.