PF suspeita de esquema de venda ilegal de ouro em Roraima
A Polícia Federal (PF) suspeita que servidores das Receita Federal e estadual e da Procuradoria Geral de Roraima estejam envolvidos com comércio ilegal de ouro no Estado. Nesta sexta-feira (6), a Operação Hespérides cumpriu 85 mandados de prisão preventiva e temporária, além de buscas e apreensões.
De acordo com a PF, a organização criminosa é composta por empresários venezuelanos e funcionários públicos brasileiros. A quadrilha teria movimentado R$ 230 milhões no contrabando de 1.200 quilos de ouro da Venezuela e de garimpos ilegais em Roraima nos últimos três anos.
Segundo a Polícia Federal, os servidores são suspeitos de receber propina para dar aspecto de legalidade ao comércio do metal. Eles usavam documentos falsos feitos por empresas de fachada.
O ouro seria vendido para uma empresa especializada na recuperação de minérios, localizada em Caieiras, na Grande São Paulo.
Entre os alvos da operação, há três empresários venezuelanos suspeitos de chefiar o esquema. Um deles é procurado pela Interpol por tráfico de drogas e crimes financeiros cometidos na República Dominicana.
Entre os principais crimes investigados, estão a participação em organização criminosa, contrabando, corrupção ativa e passiva, lavagem de dinheiro e falsidade ideológica.
Apesar de não haver nenhum garimpo legalizado em Roraima, só entre outubro de 2017 e agosto deste ano, o Estado exportou mais de 300 quilos de ouro, principalmente para a Índia e os Emirados Árabes.
*Com informações da repórter Letícia Santini
Assuntos
continue lendo
Notícias
Medalista olímpica, Leila do Vôlei tenta reeleição ao Senado pelo DF
É casada há quase 20 anos com o ex-atleta de vôlei de praia e campeão olímpico Emanuel Rego e tem um filho
- Renan Santos formaliza pedidos de impeachment contra Moraes e Toffoli, do STF Marcelo Bamonte · há 2 semanas
- Alexandre Kalil, o ex-presidente do Atlético-MG, que foi prefeito de BH e agora quer o governo de MG Sarah Américo · há 2 semanas
- Vorcaro perguntou se devia ‘estar fora’ para Moraes dois dias antes de ser preso Fernando Keller · há 2 semanas
- Dentista do SUS e militante de esquerda: Quem é Samara Martins (UP), candidata à Presidência Lucas Peçanha · há 2 semanas