Philip Hammond é o novo ministro britânico das Relações Exteriores

  • Por Agencia EFE
  • 15/07/2014 08h58

Londres, 15 jul (EFE).- O até então ministro de Defesa do Reino Unido, Philip Hammond, foi nomeado nesta terça-feira ministro das Relações Exteriores em substituição de William Hague, que apresentou ontem à noite sua renúncia, informou hoje o Executivo britânico.

O primeiro-ministro do Reino Unido, o conservador David Cameron, fez a nomeação como parte de uma ampla reforma do governo, que atingiu especialmente políticos de escalões mais baixos.

As mudanças do gabinete são consideradas as mais importantes desde que Cameron chegou ao poder, em 2010, e está sendo realizado a menos de um ano das eleições gerais de maio de 2015.

Cameron pretende fortalecer o Executivo antes desta data, analisaram hoje os comentaristas britânicos.

Hague, considerado um dos “pesos pesados” do Partido Conservador, surpreendeu ontem à noite o mundo político ao apresentar sua renúncia e comunicar que deixará o parlamento em 2015.

Apesar disso, Cameron o nomeou líder do partido na Câmara dos Comuns e afirmou que ele terá a responsabilidade de trabalhar na campanha eleitoral para ajudar os conservadores a obterem maioria no ano que vem e não precisarem recorrer outra vez a uma coalizão de governo.

Nas eleições de maio de 2010, os conservadores não obtiveram a maioria necessária para governar sozinho, por isso formaram uma coalizão com os liberais-democratas.

Após a renúncia de Hague, Cameron disse que o político foi um “ministro das Relações Exteriores de primeira classe” e “um colaborador próximo, bom conselheiro e grande amigo”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.