Planos de saúde poderão ser obrigados a cobrir tratamentos orais contra o câncer
Os planos de saúde poderão ser obrigados a cobrir os custos de tratamentos orais contra o câncer, normalmente feitos em regime domiciliar. Segundo a regra atual, os remédios só devem ser pagos pelos convênios se forem aprovados pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária e pela Agência Nacional de Saúde Suplementar.
Na semana passada, no entanto, o Senado Federal aprovou, por unanimidade, um projeto que retira a necessidade dessa inclusão do medicamento nos protocolos da ANS.
Com isso, se o remédio receitado tiver registro na Anvisa, o plano de saúde terá obrigação de fornecê-lo para o paciente em até 48 horas. Agora, o projeto será encaminhado para a Câmara dos Deputados.
Se aprovado, o texto vai evitar problemas como o da advogada Germaine Tillwitz. Ela trata um câncer de mama metastático desde 2018 e precisou entrar na Justiça para conseguir o medicamento oral de forma gratuita.
O oncologia e fundador do Instituto Vencer o Câncer, Fernando Maluf, destaca a importância do projeto neste momento de pandemia, já que pessoas com câncer são consideradas do grupo de risco da Covid-19.
O médico ressalta, no entanto, que o tratamento deve continuar sendo gratuito mesmo com o fim da pandemia.
*Com informações da repórter Beatriz Manfredini
Assuntos
continue lendo
Notícias
Medalista olímpica, Leila do Vôlei tenta reeleição ao Senado pelo DF
É casada há quase 20 anos com o ex-atleta de vôlei de praia e campeão olímpico Emanuel Rego e tem um filho
- Renan Santos formaliza pedidos de impeachment contra Moraes e Toffoli, do STF Marcelo Bamonte · há 2 semanas
- Alexandre Kalil, o ex-presidente do Atlético-MG, que foi prefeito de BH e agora quer o governo de MG Sarah Américo · há 2 semanas
- Vorcaro perguntou se devia ‘estar fora’ para Moraes dois dias antes de ser preso Fernando Keller · há 2 semanas
- Dentista do SUS e militante de esquerda: Quem é Samara Martins (UP), candidata à Presidência Lucas Peçanha · há 2 semanas