Poderoso terremoto atinge a Indonésia e gera alerta de tsunami na região

  • Por EFE
  • 02/03/2016 11h53

Serviço gelógico dos EUA mostra localização exata do terremoto a 10 km de profundidade EFE/Us Geological Survey Localização do terremoto de 7

A Agência Meteorológica Nacional da Indonésia emitiu nesta quarta-feira (02) um alerta de tsunami para a ilha de Sumatra depois que um terremoto de 7,8 graus de magnitude na escala Richter sacudiu a região.

O alerta de tsunami é válido para as províncias de Sumatra do Norte, Aceh e Sumatra Ocidental.

O epicentro do terremoto está a 10 quilômetros de profundidade e 808 quilômetros ao sudoeste de Padang, a capital de Sumatra Ocidental, segundo o Serviço Geológico dos Estados Unidos, que monitora a atividade sísmica no mundo todo.

A agência meteorológica da Indonésia primeiro informou que a magnitude do terremoto era de 8,3 graus e em seguida reduziu sua intensidade a 7,8.

A região do movimento telúrico, próxima à ilha de Nias, é a mesma em que morreram 1.300 pessoas em 28 de março de 2005 pelo terremoto de 8,7 graus de magnitude.

Poucos meses antes, em 26 de dezembro de 2004, outro poderoso terremoto próximo a Sumatra formou um tsunami no oceano Índico que matou 230 mil pessoas em uma dúzia de países, a maioria em Aceh.

A Indonésia está sobre o “Anel de Fogo do Pacífico”, região de grande atividade sísmica e vulcânica que enfrenta todo ano cerca de sete mil tremores, a maioria de intensidade moderada.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.