Polícia colombiana prende paramilitar incluído em lista de traficantes

  • Por Agencia EFE
  • 15/08/2015 16h38

Bogotá, 15 ago (EFE).- As autoridades colombianas prenderam no noroeste do país um paramilitar incluído na Lista Clinton, elaborada pelo Escritório para Controle de Ativos Estrangeiros (OFAC) dos Estados Unidos para agrupar os traficantes de drogas mais procurados, segundo informaram fontes oficiais neste sábado.

A operação da polícia colombiana ocorreu no departamento de Antioquia, onde foi preso Octavio Cartagena Benítez, de 58 anos, quem era conhecido como “Gabriel Paraco”, “Don Gabriel” e “El Gringo”.

O detido está “incluído na lista Clinton” desde junho, conforme um comunicado da polícia, que explicou que suas atividades criminosas, incluindo o tráfico de drogas, o relacionam com o Clã Úsuga e La Oficina de Envigado.

A chamada La Oficina de Envigado, nome de um município vizinho a Medellín, é uma quadrilha de traficantes de drogas e paramilitares que teve entre seus chefes Diego Fernando Murillo, conhecido como “Don Berna”, extraditado aos EUA em maio de 2008 junto a outros 13 ex-integrantes da dissolvida organização ultradireitista Autodefesas Unidas da Colômbia (AUC).

“O capturado foi deixado à disposição da promotoria e deverá responder por vários delitos”, acrescentou o relatório policial. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.