Polícia húngara detém 16 refugiados com a nova legislação migratória

  • Por Agencia EFE
  • 15/09/2015 12h40

Röszke (Hungria), 15 set (EFE).- As forças de segurança húngaras detiveram 16 refugiados após a entrar em vigor da nova legislação que impõe penas de prisão a quem cruzar a fronteira ilegalmente.

A Hungria fechou ontem sua fronteira aos refugiados e só tramitará pedidos de asilo a cidadãos de zonas de conflito com documentação nos pontos de entrada oficiais, enquanto desde hoje é aplicada uma draconiana legislação que estabelece penas de três anos de prisão para quem entrar de forma ilegal.

Até a Hungria fechar ontem de forma inesperada durante a tarde um espaço aberto em sua fronteira em Röszke, pelo qual entraram dezenas de milhares de pessoas nas últimas semanas, a polícia registrou a chegada ao país de mais de 9.380 pessoas, o maior número em um só dia.

As forças de segurança solicitaram hoje aos jornalistas e cidadãos em comunicado que “não criem obstáculos” ao trabalho na fronteira e advertiu que atuará com contundência para aplicar as leis que entraram em vigor.

Segundo a televisão pública húngara “M1”, os 16 detidos foram capturados quando tratavam de cortar a cerca erguida na fronteira para entrar no país, uma ação para a qual foram estabelecidos cinco anos de prisão pelo agravante de causar dano na cerca.

Juristas consultados pelo “M1” asseguraram que as primeiras sentenças, por procedimento abreviado, serão só condicionais e ajudarão para expulsão do detido do país.

Caso essa mesma pessoa seja detida novamente tentando entrar no país de forma ilegal, aí seria executado de forma imediata a pena de prisão.

A partir de hoje serão estabelecidos também procedimentos acelerados de asilo que determinarão em poucos dias se as solicitações serão aceitadas, e os refugiados que não obtenham esse status serão devolvidos à Sérvia.

O governo húngaro construiu uma cerca de 175 quilômetros em sua fronteira meridional com a Sérvia para conter a chegada de refugiados e desdobrou cerca de 900 policiais e 4,3 mil militares na região.

O conselho de Ministros estudará a declaração de estado de emergência pela “migração em massa”, o que facilitaria ao Estado adotar medidas extraordinárias para conter a onda migratória.

Neste ano, as autoridades húngaras registraram mais de 180 mil refugiados que entraram no país de forma ilegal, embora a imensa maioria seguiu caminho para Alemanha, Holanda e as nações escandinavas.

O tratamento recebido pelos refugiados foi duramente criticado por organizações como Human Rights Watch, que asseguraram que as condições nos centros de amparo são “desumanas”.EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.