Polícia húngara usa gás lacrimogêneo em centro de imigrantes

  • Por Agencia EFE
  • 26/08/2015 10h18

Budapeste, 26 ago (EFE).- A polícia húngara utilizou nesta quarta-feira gás lacrimogênico em um dos centros de amparo e registro de imigrantes, na cidade de Röszke, perto da fronteira com a Sérvia, por razões ainda desconhecidas, informou a emissora “hirtv”.

Na reportagem ao vivo da televisão privada foi possível ver quando dezenas de policiais rodearam 200 estrangeiros que protestavam levantando os braços e gritando.

Na imprensa local, foram publicadas várias versões sobre o protestos dos exilados.

Segundo a “hirtv”, tudo começou quando eles foram impedidos de falar com a imprensa, enquanto o site “index” atribui o tumulto que foi formado porque o grupo de imigrantes não quis permitir que as autoridades tomassem as impressões digitais.

Outro site especula que muitos imigrantes quiseram abandonar o centro de registro após serem informados de que a Alemanha anunciou que daria asilo aos exilados provenientes da Síria.

Seja como for, o centro de registro, onde os imigrantes passam cerca de 24 horas antes que seja designado um lugar de amparo, conta com uma capacidade para mil pessoas, mas segundo o site atualmente há ali mais do que o dobro.

As autoridades húngaras interceptaram ontem 2.533 imigrantes na fronteira com a Sérvia, um número recorde para um só dia, e que deve crescer.

Para a tarde desta quarta-feira, é esperada a chegada de parte dos 7 mil exilados que no fim de semana passado passaram da Macedônia à Sérvia e cujoo destino é a União Europeia. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.