COP30: 61 países garantem hospedagem, mas crise persiste em Belém
O total de países que já garantiram hospedagem para a COP30, conferência climática da ONU, atingiu 61, o que representa cerca de 25% das 198 nações participantes. Esse número reflete um crescimento de 30% em comparação aos 47 países que haviam sido anunciados anteriormente. O governo brasileiro está empenhado em solucionar a crise de hospedagem em Belém, local do evento, e mantém diálogo com as delegações que ainda não asseguraram acomodações.
A Secretaria Extraordinária da COP30 solicitou à ONU um aumento no suporte financeiro destinado às nações que participarão do evento. Simon Stiell, secretário-executivo da UNFCCC, revelou que apenas 10% das delegações possuem reservas em hotéis e pediu subsídios para hospedagem, proposta que foi negada pelos organizadores brasileiros.
Os organizadores da conferência destacam que o valor da diária oferecida pela ONU para Belém é inferior ao de outras cidades do Brasil, o que representa um obstáculo para a participação de países com orçamentos mais limitados. Até o momento, 61 países confirmaram suas acomodações, sendo 47 através da plataforma oficial da COP30 e 14 por outros canais.
[cta-selector name=”model2″ image1=”https://s.jpimg.com.br/wp-content/plugins/CTA-posts-selector/assets/images/640_3anos-JPNews.jpg” text2=”Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!” link3=”https://www.whatsapp.com/channel/0029VaAxUvrGJP8Fz9QZH93S” text4=”WhatsApp” icon5=”fa-brands fa-whatsapp” ]
A Secretaria Nacional do Consumidor está apurando se a rede hoteleira de Belém está cobrando preços abusivos. Os organizadores afirmam que houve avanços nas negociações com o setor hoteleiro, mas reconhecem que os resultados ainda não são suficientes para atender à demanda das delegações.
[jp-related-posts ids=”2047509,2047527″]
Publicado por Nícolas Robert
*Reportagem produzida com auxílio de IA
Assuntos
continue lendo
Política
PL aciona TSE contra Lula por envio de mensagens sobre programas sociais
O partido de Flávio Bolsonaro alega abuso de poder político, econômico e de autoridade em prol da reeleição do chefe do Executivo
- Nunes Marques diz que TSE não tem nenhuma participação na alteração dos locais de votação Estadão Conteúdo · há 5 horas
- Deputado eleito pelo PL diz ter sofrido atentado em São Paulo: ‘Deram um tiro no meu carro’ Jovem Pan · há 5 horas
- Reta final: sertanejos apoiam Flávio Bolsonaro; Lula reúne artistas de vários gêneros Jovem Pan · há 5 horas
- Marçal chama Renan de nazista e ex-candidato responde: ‘Caso Flávio vença, serei perseguido’ Jovem Pan · há 6 horas