Deputado do PL é alvo de busca e apreensão em nova fase da Operação Lesa Pátria

Líder da oposição na Câmara, Carlos Jordy (PL-RJ) é um dos alvos da ação, que inclui dez mandados de busca e apreensão

  • Por da Redação
  • 18/01/2024 08h38 - Atualizado em 18/01/2024 09h16
Pablo Valadares/Câmara dos Deputados - 06/05/2021 De terno preto, camisa branca, gravata xadrez (puxando para o azul), o deputado federal Carlos Jordy entrelaça as mãos enquanto fala no plenário da Câmara Deputado Carlos Jordy é um dos alvos da Operação Lesa Pátria, que investiga envolvimento nos atos do 8 de Janeiro

A Polícia Federal (PF) cumpre nesta quinta-feira, 18, a 24ª fase da Operação Lesa Pátria, que tem objetivo de identificar indivíduos que estiveram envolvidos no planejamento, financiamento e incitação dos “atos antidemocráticos ocorridos entre o fim de outubro de 2022 e janeiro de 2023” e culminaram no 8 de Janeiro. Entre os alvos está o deputado federal Carlos Jordy (PL-RJ), líder da oposição na Câmara dos Deputados. Segundo informações da PF, estão sendo cumpridos um total de 10 mandados de busca e apreensão, sendo oito no Rio de Janeiro e dois no Distrito Federal. Agentes chegaram à Câmara próximo das 6h30 desta quinta e cumprem buscas no gabinete parlamentar de Jordy. Em vídeo, o deputado fala em “medida autoritária, sem fundamento, sem indício algum”. “Somente visa perseguir, intimidar e criar narrativa às vésperas de eleição municipal”, diz o congressista.

cta_logo_jp
Siga o canal da Jovem Pan News e receba as principais notícias no seu WhatsApp!

Segundo a PF, os fatos investigados podem configurar crimes como abolição violenta do Estado Democrático de Direito, golpe de Estado, associação criminosa e incitação ao crime. A corporação ressaltou que as investigações estão em andamento e que a Operação Lesa Pátria é uma ação permanente, com atualizações periódicas sobre o número de mandados judiciais cumpridos e pessoas capturadas. Os mandados foram expedidos pelo Supremo Tribunal Federal.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.