Eduardo Paes dispara e deve voltar à Prefeitura do Rio neste domingo

Concorrente do DEM está 28 pontos porcentuais à frente de seu concorrente, o atual prefeito Marcelo Crivella

  • Por Jovem Pan
  • 28/11/2020 20h47 - Atualizado em 29/11/2020 02h03
Montagem/ReproduçãoPrefeito do Rio entre 2009 e 2016, Eduardo Paes é favorito para superar atual dono da cadeira, Marcelo Crivella

O candidato a prefeito do Rio de Janeiro pelo DEM, Eduardo Paes, está 28 pontos porcentuais à frente de seu concorrente, o atual prefeito Marcelo Crivella (Republicanos), na disputa pela prefeitura, segundo a última pesquisa do Ibope antes da eleição, divulgada na noite deste sábado, 28. Conforme o instituto, Paes tem a preferência de 54% dos eleitores ante 26% de Crivella. Além disso, 18% das pessoas consultadas disseram que vão votar em branco ou nulo e 2% não quiseram ou não souberam responder. Considerados apenas os votos válidos, o democrata tem 68% dos votos, e o atual prefeito, 32% – exatamente o mesmo índice da pesquisa divulgada pelo Datafolha também neste sábado. A margem de erro é de três pontos porcentuais para mais ou para menos.

Se o resultado se confirmar nas urnas, o democrata voltará ao cargo que foi dele entre 2009 e 2016. Paes era do PMDB (hoje MDB) quando foi eleito — e depois reeleito — prefeito do Rio. Em 2017, ele foi sucedido justamente por Crivella, a quem enfrenta no pleito deste domingo, 29. O candidato do Republicanos é apoiado pelo presidente da República, Jair Bolsonaro, nas eleições da capital fluminense.

Na pesquisa anterior, divulgada na quinta-feira, 26, Paes tinha 53% dos votos e Crivella, 28%. O candidato do DEM subiu um ponto e Crivella caiu dois, movimentação dentro da margem de erro. O Ibope ouviu 1.204 eleitores do Rio de Janeiro nos dias 27 e 28 de novembro. A pesquisa foi contratada pela TV Globo e está registrada no Tribunal Superior Eleitoral (TSE) com o protocolo RJ-05249/2020. O nível de confiança estimado é de 95%, ou seja, o levantamento tem 95% de chance de representar a realidade.

No Datafolha, liderança de Paes também é gigante 

Pesquisa Datafolha divulgada neste sábado, 28, mostra o candidato do DEM, Eduardo Paes, na liderança da corrida pela Prefeitura do Rio de Janeiro, com 68% dos votos válidos. Atual prefeito, Marcelo Crivella (Republicanos) tem 32%. No levantamento anterior, da quinta-feira, 19, Paes tinha 70%, e Crivella, 30%. O instituto ouviu 1.786 eleitores entre os dias 27 e 28 de novembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi encomendada pelo jornal Folha de S. Paulo e pela TV Globo.

Considerando os votos totais, Paes tem 55% das intenções de voto, mantendo o percentual da pesquisa da quinta-feira e Crivella, 26% – o candidato apoiado pelo presidente Jair Bolsonaro tinha 23% no último levantamento. Brancos e nulos somam 16%, uma queda de seis pontos percentuais em relação à pesquisa divulgada no dia 19 de novembro; 4% não sabem ou não responderam. (o índice anterior era de 3%). Ainda segundo o Datafolha, apenas 7% dos eleitores de Eduardo Paes ainda podem mudar de voto, o que diminui a margem de virada do candidato do Republicanos.

*Com informações do Estadão Conteúdo