Jovem Pan
Publicidade

Fim da greve: Prefeitura de SP anuncia acordo entre motoristas de ônibus e empresários

SP - GREVE/ÔNIBUS/SP/MOTORISTAS/COBRADORES - GERAL - Movimento intenso de passageiros em ponto de ônibus da Avenida Senador Teotônio Vilela, próximo ao Terminal Varginha, na zona sul da cidade de São Paulo, durante a paralisação de motoristas e cobradores de ônibus, na manhã desta terça-feira, 14. A categoria começou uma paralisação por 24 horas a partir da zero hora desta terça-feira, 14. A negociação com o setor patronal não chegou a um acordo e a greve foi anunciada pelo Sindicato dos Motoristas e Trabalhadores em Transporte Rodoviário Urbano de São Paulo (Sindmotoristas). Em decorrência da deflagração da greve, o rodízio municipal de veículos está suspenso temporariamente.

O prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), realizou um anúncio durante a tarde desta terça-feira, 14, e confirmou que um acordo entre motoristas e cobradores de ônibus possibilitou o fim da greve dos ônibus na capital paulista. O mandatário alegou que os empresários do setor aceitaram a proposta de um reajuste de salário retroativo de 12,47% de maneira retroativa e com início em maio – não mais em outubro. “Está mais do que constatado que foi abusivo a greve, uma vez que eles não atenderam a determinação judicial. Determinação judicial é para ser cumprida. E a prefeitura, passado esse episódio, a gente vai fazer uma cobrança mais dura com relação às empresas, porque eles precisam ter o diálogo com seus funcionários de forma mais contínua, não é possível que todo ano a gente seja pego de surpresa e acabe sobrando para a Prefeitura de São Paulo e para os usuários do transporte”, alegou o chefe do Executivo municipal.

Publicidade
Publicidade

A fala de Nunes refere-se ao descumprimento de uma liminar da Justiça do Trabalho que determinou a manutenção de 80% do funcionamento da frota que deveria operar nos horários de pico e 60% nos demais horários. Com isso, o atendimento nas 713 linhas paralisadas será retomado de maneira gradativa e deverá se normalizar até o fim do dia. Duas empresas já iniciaram as suas operações novamente. Segundo a prefeitura da capital paulista, o rodízio de veículos permanece suspenso nesta terça-feira e os corredores de ônibus estão com as faixas liberadas. Amanhã, porém, as regras de funcionamento voltam à normalidade.

Situação das linhas de ônibus

Em circulação gradativa:

– Express (Zona Leste);
– Via Sudeste (Zona Sudeste);
– Gatusa (Zona Sul).

Com a operação paralisada:

– Santa Brígida (Zona Norte);
– Gato Preto (Zona Norte);
– Sambaíba (Zona Norte);
– Viação Metrópole (Zona Leste);
– Ambiental (Zona Leste);
– Campo Belo (Zona Sul);
– Viação Grajaú (Zona Sul);
– KBPX (Zona Sul);
– MobiBrasil (Zona Sul);
– Viação Metrópole (Zona Sul);
– Transppass (Zona Oeste); e
– Gato Preto (Zona Oeste).

Com as operações normalizadas:

– Norte Buss (Zona Norte);
– Spencer (Zona Norte);
– Transunião (Zona Leste);
– UPBUS (Zona Leste);
– Pêssego (Zona Leste);
– Allibus (Zona Leste);
– Transunião (Zona Sudeste);
– MoveBuss (Zona Leste);
– A2 Transportes (Zona Sul);
– Transwolff (Zona Sul);
– Transcap (Zona Oeste);
– Alfa Rodobus (Zona Oeste).

Publicidade
Publicidade