Rosa Weber comenta visita com Moraes a presos do 8 de janeiro: ‘Foi aplaudido’

Ministra vai se aposentar do Supremo e passará a presidência a Luís Roberto Barroso nesta quinta-feira, 28

  • Por Brasília
  • 28/09/2023 15h59
Carlos Moura/SCO/STF Rosa Weber Ministra Rosa Weber é a terceira mulher a ocupar uma cadeira do Supremo Tribunal Federal

Em seu discurso de despedida nesta quarta-feira, 28, a ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal (STF), revelou que ela e o ministro Alexandre de Moraes visitaram presos do 8 de Janeiro, rezaram com eles e foram aplaudidos pelas pessoas no complexo penitenciário. “O ministro Alexandre de Moraes jamais recusou meus convites para visitar as unidades prisionais e me tornou testemunha do apreço que os detentos e as detentas têm por Vossa Excelência. Rezamos juntos, convidados pelos detentos do 8 de Janeiro e depois percorremos diversas celas, tanto da Colmeia quanto da Papuda, e o ministro Alexandre foi aplaudido”, disse Rosa Weber, que deixa a presidência do tribunal hoje e vai se aposentar. O novo presidente da Corte será o ministro Luís Roberto Barroso.

Rosa Weber afirmou ainda que Alexandre de Moraes é um “companheiro insubstituível” e teceu novos elogios ao colega de Corte. “O 8 de Janeiro não pode ser esquecido para que, preservando-se a memória institucional, jamais se repita. Mas também o 8 de Janeiro há de ser lembrado como propulsor do nosso Estado Democrático de Direito em um renovar de energias diante da união e resposta imediata e firma dos poderes constituídos e da sociedade civil à vilania praticada e na contramão do que pretendera aquela ordem hostil”, afirmou.

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.