Poroshenko vai vencendo eleições na Ucrânia com 54,1% dos votos
Kiev, 26 mai (EFE).- O magnata Petro Poroshenko lidera a apuração das eleições presidenciais realizadas neste domingo na Ucrânia com 54,1% dos votos, informou hoje a Comissão Eleitoral Central (CEC) do país.
Estes dados, que confirmam a vitória de Poroshenko no primeiro turno, correspondem, segundo a CEC, ao cálculo de 41,49% das atas eleitorais ou 4,7 milhões de votos emitidos.
Em segundo lugar está a ex-primeira-ministra Yulia Tymoshenko com 13,15% dos sufrágios, seguida do líder do Partido Radical da Ucrânia, Oleg Liashko, com 8,46%. EFE
Os números preliminares coincidem com os resultados das pesquisas de boca de urna, que ontem à noite permitiram a Poroshenko se proclamar vencedor na disputa eleitoral já no primeiro turno.
Outros dois dos vinte e um candidatos em disputa conseguiam mais de 5% dos votos: o ex-ministro de Defesa Anatoli Gritsenko e o ex-vice-primeiro-ministro Sergei Tigipko.
O líder do partido nacionalista Svoboda (Liberdade), Oleg Tiagnobok, estava no décimo lugar com apenas 1,17% dos votos, seguido do líder da organização ultranacionalista Setor de Direitas, Dmitri Yarosh, com 0,67%.
A CEC informou que a participação no pleito, boicotados pelos rebeldes pró-russos nas regiões de Donetsk e Lugansk, foi de 60%. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.