Presidente afegão comemora anúncio de Obama de retirar as tropas em 2016

  • Por Agencia EFE
  • 28/05/2014 14h55
  • BlueSky

Cabul, 28 mai (EFE).- O presidente do Afeganistão, Hamid Karzai, comemorou nesta quarta-feira à decisão tomada pelo presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, de “reduzir a zero” as tropas americanas em solo afegão em 2016.

“O fim da presença militar americana e que as tropas afegãs façam a segurança no país foi uma das principais reivindicações do presidente, do governo e do povo do Afeganistão”, afirmou Karzai em um breve comunicado.

“Como demonstrou a história, as tropas afegãs poderão proteger o povo e manter a integridade territorial do país”, disse ele, após agradecer o auxílio da comunidade internacional desde 2001.

O presidente afegão aproveitou o comunicado para pedir aos talibãs que não deixem passar essa “oportunidade histórica” e ponham fim à guerra que eles mesmos começaram com o pretexto de enfrentar às tropas estrangeiras no Afeganistão.

“Unamos nossas mãos para fazer avançar este amado país rumo à paz, a prosperidade e ao progresso”.

Na mesma linha que Karzai, o comandante-chefe da missão da Otan no Afeganistão (Isaf), Joseph F. Dunford, assegurou hoje em entrevista coletiva em Cabul que confia na habilidade do exército e da polícia afegã para manter a segurança no país.

Obama anunciou ontem o compromisso de manter 9.800 soldados no Afeganistão uma vez que termine a missão da Isaf, em dezembro deste ano, e de completar a saída total do país no final de 2016. EFE

  • BlueSky

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.