Presidente da Mauritânia, Aziz é reeleito com vitória arrasadora
Nouakchott, 22 jun (EFE).- O presidente da Mauritânia, Mohammed Ould Abdel Aziz, foi reeleito com uma vitória arrasadora nas eleições presidenciais com 81,89% dos votos, na divulgação do resultado oficial neste domingo.
A Comissão Eleitoral Nacional Independente (CENI) informou que a participação foi de 56,46%, respondendo assim à pergunta mais esperada, já que a maior parte da oposição tinha boicotado a votação ontem.
A contundente vitória de Aziz elimina a necessidade de segundo turno.
Muito atrás de Aziz ficou o candidato Biram Ould Abeid Ould Dah, líder escravista que teve 8,67% dos votos, seguido por Buadiel Ould Humeid, com 4,5%, e Ibrahima Moctar Sarr, com 4,44%, enquanto a única mulher candidata, Lala Mariam mint Moulay Idris, só obteve 0,49%.
As eleições de ontem foram boicotadas pelos principais grupos da oposição, reunidos em um Fórum Nacional pela Democracia e Unidade (FNDU), com islamitas e progressistas como elementos fundamentais, o que tornou a taxa de participação praticamente a única incógnita importante nesta eleição.
Mohammed Ould Abdel Aziz chegou ao poder após um golpe de Estado em 2008, e foi reeleito em eleições realizadas no ano seguinte, mas a oposição se negou a aprovar o regime e preferiu boicotar o processo político em curso. EFE
Comentários
Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.