Presidente de Israel recebe prêmio “Espírito de Davos”

  • Por Agencia EFE
  • 24/01/2014 15h08

Davos (Suíça), 24 jan (EFE).- O presidente de Israel, Shimon Peres, foi agraciado nesta sexta-feira com o prêmio “Espírito de Davos” por seu trabalho pelo progresso da paz, da economia e da tecnologia em cerimônia no Fórum Econômico de Davos, na Suíça, que contou com a presença de centenas de líderes políticos e empresariais mundiais.

O prêmio foi entregue a Peres pelo fundador e presidente do Fórum de Davos, Klaus Schwab, que ressaltou seu espírito visionário e sua liderança.

Antes, os dois debateram sobre assuntos da atualidade como o programa nuclear iraniano, a guerra na Síria ou a tentativa de diálogo entre israelenses e palestinos promovida pelos Estados Unidos.

Em relação ao discurso feito ontem em Davos pelo presidente iraniano, Hassan Rohani, Peres afirmou que todo discurso tem duas facetas, o que se diz e o que se omite.

“Às vezes o que se omite é mais importante do que se diz. Se perguntas pela paz e o que consegues é que sorria, isso não é uma resposta”, afirmou.

Por outro lado, Peres se mostrou otimista em relação ao novo esforço negociador entre palestinos e israelenses, ao lembrar que no início poucos acreditavam na possibilidade de Egito e Jordânia assinarem a paz com Israel.

Por último, disse que a solução para a guerra na Síria não deve vir do exterior, mas sim de seu próprio povo e de suas novas gerações. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.