Presidente do Parlamento Europeu cumprimenta Tsipras por vitória em eleição

  • Por Agencia EFE
  • 20/09/2015 19h00

Bruxelas, 20 set (EFE).- O presidente do Parlamento Europeu, Martin Schulz, cumprimentou o ex-primeiro-ministro da Grécia, Alexis Tsipras, pela vitória de seu partido, o esquerdista Syriza, nas eleições antecipadas deste domingo, e ressaltou a necessidade de formar rapidamente um governo sólido.

“Acabo de felicitar Alexis Tsipras pela vitória do Syriza nas eleições gregas. Agora precisa rapidamente de um governo sólido preparado para gerar resultados”, escreveu o social-democrata alemão no Twitter.

Schulz foi um dos primeiros líderes da UE a se pronunciar sobre os resultados preliminares divulgados pelo Ministério do Interior grego.

O presidente do grupo popular no parlamento Europeu, Manfred Weber, afirmou também no Twitter que as eleições gregas deixaram claro que “o acordo da Grécia com os credores -Europa e o Fundo Monetário Internacional – permanece plenamente válido”.

“A Grécia precisa de um governo estável, uma grande maioria no parlamento que aceite as regras de jogo da União Europeia e apoie o curso das reformas”, assinalou o político bávaro, que pediu a Tsipras e ao Syriza que “cooperem com os outros partidos democráticos e construtivos na Grécia”.

Com 37% dos votos apurados até agora, o Syriza já é considerado vencedor das eleições gerais antecipadas ao obter 35,46% dos votos.

Tsipras repetirá a coalizão com os nacionalistas Gregos Independentes se os resultados atuais se confirmarem, informou a televisão pública “ERT”. EFE

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.