Presidente sul-coreana promete localizar desaparecidos do naugrágio do Sewol

  • Por Agencia EFE
  • 16/04/2015 05h52

Seul, 16 abr (EFE).- A presidente da Coreia do Sul, Park Geun-hye, prometeu nesta quinta-feira a retirada da balsa Sewol do fundo do mar e localizar os nove corpos ainda desaparecidos após o naufrágio que deixou 304 mortos e completa um ano hoje.

Vestida de preto, Park fez um discurso na ilha de Jindo, onde a embarcação afundou em 16 de abril do ano passado, em um ambiente tenso marcado pela ausência dos familiares das vítimas como forma de protesto contra o governo.

“Me dói o coração ao pensar o quão doloroso isso é para os parentes”, afirmou a presidente sul-coreana em discurso transmitido pela emissora local “YTN”.

Os familiares das vítimas acusam o governo de boicotar a investigação iniciada no fim do ano passado para descobrir as causas e identificar os responsáveis pelo acidente.

Além do discurso da presidente, na cidade de Ansan, ao sul de Seul, onde estudavam 250 alunos que perderam a vida no naufrágio, um grupo de parentes recebeu com cartazes de protestos a visita do primeiro-ministro do país, Lee Wan-koo, impedindo que ele subisse em um palco onde planejava prestar tributo às vítimas.

Cerca de 300 atos de homenagem aos mortos no naufrágio do Sewol estão programados hoje em diversos pontos do país, segundo o governo sul-coreano.

Em Seul, as fortes chuvas impediram a presença em massa dos coreanos, apesar de centenas deles terem se reunido na praça de Gwanghwamun, no centro da capital, para receber os familiares das vítimas.

O naufrágio do Sewol, a maior tragédia em décadas na Coreia do Sul, colocou o país em meses em um estado de comoção, do qual ainda restam cicatrizes. EFE

aaf/lvl

Comentários

Conteúdo para assinantes. Assine JP Premium.