Presidentes dos EUA e da Colômbia se reúnem para tratar sobre crise na Venezuela
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, não descartou a possibilidade de enviar tropas à Colômbia para lidar com a crise na Venezuela. Nesta quarta-feira (13), o republicano recebeu o presidente colombiano, Iván Duque, para uma reunião no Salão Oval da Casa Branca.
Segundo Trump, os militares norte-americanos e colombianos estão trabalhando juntos e os próximos passos serão decididos em breve. O mandatário disse que tem vários planos em vista em relação à Venezuela.
Trump destacou que tem um apoio tremendo na América do Sul e no mundo todo sobre a questão venezuelana. Falando em Inglês, o presidente da Colômbia, Iván Duque, afirmou que a obstrução de ajuda humanitária por parte do regime chavista “é um crime contra a humanidade”.
Iván Duque também se encontrou com a democrata, Nancy Pelosi, presidente da Câmara dos Estados Unidos. Nesta quarta-feira, o deputado democrata Eliot Engel, líder do Comitê de Relações Exteriores da Casa disse que o Congresso dos Estados Unidos não vai apoiar uma hipotética intervenção militar na Venezuela.
No encontro com o líder colombiano, foi a primeira vez que Donald Trump se referiu ao líder oposicionista Juan Guaidó. Sem citar diretamente o nome do autoproclamado presidente, o republicano disse que tem um grande respeito “pelo homem que a maioria do povo acredita que é o presidente da Venezuela”.
E em carta endereçada a Maduro, o Papa Francisco fez críticas ao mandatário por ele ter descumprido acordos e pediu que se evite um “derramamento de sangue” na Venezuela. Trechos do documento foram divulgados pelo jornal italiano “Corriere della Sera”.
A carta do Papa é uma resposta a Maduro que pediu uma mediação do pontífice para a crise no país sul-americano.
*Informações do repórter Afonso Marangoni
Assuntos
continue lendo
Eliseu Caetano
Em novo documento, Trump acusa Brasil de falhar no combate ao PCC e CV
O texto faz parte da determinação anual em que a Presidência dos Estados Unidos identifica países considerados importantes rotas de trânsito ou produtores de drogas ilícitas
- Medalista olímpica, Leila do Vôlei tenta reeleição ao Senado pelo DF Júlia Lara · há 2 semanas
- Renan Santos formaliza pedidos de impeachment contra Moraes e Toffoli, do STF Marcelo Bamonte · há 2 semanas
- Alexandre Kalil, o ex-presidente do Atlético-MG, que foi prefeito de BH e agora quer o governo de MG Sarah Américo · há 2 semanas
- Vorcaro perguntou se devia ‘estar fora’ para Moraes dois dias antes de ser preso Fernando Keller · há 2 semanas